Visita online ao departamento

Os docentes do Departamento de Bioquímica organizaram uma Visita Monitorada ONLINE por meio de um vídeo que aborda os laboratórios, linhas de pesquisa e demais aspectos.

Docentes disponíveis no departamento

Isaias Glezer

BIOQUÍMICA

Linha de Pesquisa: Sinalização no Sistema Nervoso, Neuroinflamação e Mecanismos Neurorregenerativos

Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Caracterizar um putativo sistema de sinalização lipídica no sistema nervoso, atualmente empregando modelo knockout célula-específico; avaliar o impacto da neuroinflamação em processos lesivos e neurorregenerativos.

Credenciado Programa de Pós-Graduação da Ciências Biológicas (Biologia Molecular)

Maria Luiza Vilela Oliva

BIOQUÍMICA

Linha de Pesquisa: Proteínas de origem vegetal com seletividade para inibição de enzimas de mamíferos e seu papel como agente anti-inflamatório, antitrombótico, antidiabético e antitumoral

Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Em relação a inibidores isolados de sementes de leguminosas, realizamos estudos comparativos de inibidores de proteases, determinando as estruturas primária, secundárias e terciárias, e também modelagem de proteínas, a fim de identificar os resíduos de aminoácidos específicos envolvidos em sua interação com as proteases alvo. Utilizamos tanto as proteínas, como peptídeos sintéticos com base nas estruturas dos inibidores de proteases e lectinas, isolados de plantas, utilizando modelos de inflamação, trombose e tumor in vitro e in vivo, na tentativa de estabelecer os mecanismos envolvidos e a relação entre a estrutura e os parâmetros cinéticos de inibição em relação as proteases alvo, ou ligantes, no caso de lectinas, visando uma eventual utilização terapêutica dessas substâncias.

Credenciado Programa de Pós-Graduação da Biologia Molecular

Yara M. Michelacci

BIOQUÍMICA

Alexandre Keiji Tashima

BIOQUÍMICA

Guacyara da Motta

BIOQUÍMICA

José Renato Rosa Cussiol

BIOQUÍMICA

Fernanda Marques da Cunha

Linha de Pesquisa: Matriz extracelular - composição e alterações em doenças

Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Entender as relações célula-matriz em tecidos não vascularizados - córnea e cartilagem. Para isso, são estudadas doenças articulares, como osteoartrite, e doenças corneanas, como ceratocone, bem como os efeitos de diversos tipos de tratamentos.

Credenciado Programa de Pós-Graduação da Biologia Molecular

Linha de Pesquisa: Proteômica, Peptidômica, Toxinas Animais e Espectrometria de Massas

Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Encontrar novas moléculas da biodiversidade que possam ter aplicações farmacológicas ou biotecnológicas. Também temos como objetivos encontrar peptídeos e proteínas que sejam biomarcadores de patogenias ou de processos bioquímicos relevantes.

Credenciado Programa de Pós-Graduação da Biologia Molecular e Biotecnologia (multicampi)

Linha de Pesquisa: Proteólise na Superfície Celular

Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Nosso grupo estuda a interação de proteínas que pertencem aos sistemas de coagulação e fibrinólise, responsáveis pela hemostasia, na superfície de células endoteliais e tumorais. O interesse geral é avaliar respostas fisiopatológicas após a interação de proteínas/enzimas na superfície celular. Nossos estudos envolvem o aprendizado sobre química de macromoléculas e biologia celular.

Credenciado Programa de Pós-Graduação da Ciências Biológicas (Biologia Molecular) UNIFESP

Linha de Pesquisa: Respostas celulares ao dano de DNA; Instabilidade genômica; Reparo do DNA mitocondrial

Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: No nosso laboratório utilizamos a levedura Saccharomyces cerevisiae como organismo modelo para estudar os mecanismos moleculares pelas quais a célula responde a danos na molécula de DNA de maneira a preserva viabilidade celular e prevenir a instabilidade genômica.

Credenciado Programa de Pós-Graduação da Biologia Molecular

Linha de Pesquisa: Metabolismo, bioenergética e restrição alimentar em C. elegans

Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Apesar da restrição alimentar ser estudada há mais de 70 anos, suas vias moleculares de ação ainda não são completamente conhecidas. A compreensão detalhada dos mecanismos envolvidos nos efeitos benéficos da RC abrirá caminho para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas ou identificação de alvos passíveis de intervenção para a promoção da saúde que não sejam acompanhados pelos efeitos indesejados da restrição alimentar. Nosso grupo procura elucidar os efeitos moleculares da restrição alimentar sobre o metabolismo com ênfase no metabolismo mitocondrial, usando o nematoide Caenorhabditis elegans como modelo experimental.

Credenciado Programa de Pós-Graduação da Biologia Molecular

BIOQUÍMICA

BIOQUÍMICA

Hugo Pequeno Monteiro

Linha de Pesquisa: Sinalização celular mediada pelo óxido nítrico e por outras espécies reativas do nitrogênio e do oxigênio associados a biologia de tumores.

Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Compreender a relação espaço-temporal entre a geração de óxido nítrico e espécies reativas do oxigênio e a progressão tumoral em seus vários estágios usando como modelos experimentais os tumores humanos de cólon, mama triplo-negativo e melanoma. A partir desta compreensão, caracterizar marcadores do desenvolvimento tumoral de natureza redox e sintetizar novos compostos doadores de NO capazes de alterar os níveis intracelulares de NO e EROs. Estes compostos promoverão o rompimento da homeostase redox característica das células tumorais e poderão se converter em futuros quimioterápicos.

Credenciado Programa de Pós-Graduação da Biologia Molecular

Kil Sun Lee

BIOQUÍMICA

Linha de Pesquisa: Metabolismo e neurobiologia

Credenciado Programa de Pós-Graduação da Biologia Molecular

Aparecida Sadae Tanaka

Linha de Pesquisa: Utilização do sistema Phage Display na geração de ferramentas para o controle de parasitos e diagnóstico de doenças e estudos de estrutura e função de moléculas presentes em artrópodes hematófagos.

Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Utilização de inibidores e proteases combinados ao sistema Phage Display na geração de ferramentas para o controle de ectoparasitos e diagnóstico de doenças transmitidas por mosquitos e carrapatos. Busca por inibidores de enzimas do vírus Sars-Cov2 responsável pela Covid19."

Credenciado Programa de Pós-Graduação da Biologia Molecular

BIOQUÍMICA

Leny Toma

BIOQUÍMICA

Linha de Pesquisa: Papel dos proteoglicanos na biologia tumoral

Credenciado Programa de Pós-Graduação da Biologia Molecular

Alioscka A. Sousa

BIOQUÍMICA

Linha de Pesquisa: Biointerações de nanomateriais

Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Investigar os mecanismos e consequências relacionadas com a neurobiologia do sono.

Credenciado Programa de Pós-Graduação da Biologia Molecular

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 por Beatriz Assis e Comissão de Comunicação da 1ª Jornada da Biomedicina UNIFESP