Visita online ao departamento

Os docentes do Departamento de Fisiologia organizaram uma Visita Monitorada ONLINE por meio de um vídeo que aborda os laboratórios, linhas de pesquisa e demais aspectos.

Docentes disponíveis no departamento

Gus Schoorlemmer

FISIOLOGIA

Linha de Pesquisa: Apneia de sono

Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Efeitos renais de apneia de sono, efeitos de drogas antihipertensivas em ratos submetidos à apneia de sono sobre pressão arterial e dano renal.

FISIOLOGIA

Fernanda Gaspar do Amaral

Linha de Pesquisa: Melatonina e Tecido Adiposo Marrom: termogênese, metabolismo, sinalização insulínica e programação materno-fetal; Melatonina materna e a programação fetal da síntese pineal de melatonina; Melatonina e a programação paterna do metabolismo glicêmico da prole;  Perfil metabólico e ritmicidade biológica de pacientes com Transtorno do Espectro Autista em tratamento com melatonina; Avaliação nutricional de pacientes pós-tratamento para tumor de pineal antes e após a reposição com melatonina; Melatonina e miRNAs: papel no metabolismo energético.  

Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: As linhas de pesquisa desenvolvidas no laboratório têm o objetivo de estudar o papel da melatonina em aspectos da Fisiologia tais como a programação materno-fetal, o metabolismo energético e a expressão de miRNAs em modelos experimentais animais. Os projetos que estudam humanos buscam avaliar o perfil rítmico, metabólico e nutricional de pacientes que apresentam diminuição ou ausência de melatonina sistêmica.

Credenciado Programa de Pós-Graduação da Neurologia e Neurociências

Emiko Hirata

FISIOLOGIA

Linha de Pesquisa: Estudo da fisiologia do pâncreas endócrino

Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: - Mecanismos moleculares envolvidos na resistência insulínica e gênese do diabetes.- Participação de vias ativadas pelo estresse oxidativo em modelos experimentais de diabetes mellitus.- Impacto sobre as ilhotas pancreáticas isoladas.

Credenciado Programa de Pós-Graduação da Farmacologia

Sergio Luiz Domingues   Cravo

FISIOLOGIA

Linha de Pesquisa: Mecanismos fisiopatológicos da apnéia obstrutiva do sono

Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: A AOS é o mais frequente distúrbio do sono. A AOS está associada coom o surgimento e/ou agravamento de várias doenças cardiovasculares como hipertensão arterial, arritmias cardíacas, insuf. cardiaca congestiva etc. Utilizamos um modelo experimental desenvolvido em nosso laboratório para estudar os mecanismos que associam estas duas condições.

Credenciado Programa de Pós-Graduação da Farmacologia

CV Lattes

Maria do Carmo Pinho Franco

FISIOLOGIA

Linha de Pesquisa: Aspectos Cardiovasculares do Baixo Peso ao Nascer - Repercussões Tardias da Programação Fetal

- Estudo do Perfil Cardiometabólico, Nutricional e de Atividade Física na Infância e Adolescência- Determinação de Novos Biomarcadores Cardiovasculares e Metabólicos- O Papel das Células Progenitoras Endoteliais, Micropartículas e miRNAs em Doenças Cardiometabólicas

Credenciado Programa de Pós-Graduação da Nefrologia, Medicina Translacional

Katia De Angelis

FISIOLOGIA

Linha de Pesquisa: Fisiologia Cardiovascular e do Exercício

Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Avaliar o impacto da atividade física nas disnfunções cardiometabólicas

Credenciado Programa de Pós-Graduação da Medicina translacional

Luciene Covolan

FISIOLOGIA

Linha de Pesquisa: Modelos experimentais de epilepsia do lobo temporal e estimulacao cerebral profunda

Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Como a estimulacao cerebral profunda reduz em ate 70% das crises epilepticas espontaneas em pacientes nao responsivos ao tratamento com drogas convencionais ou resseccao cirurgica, eu busco compreender os mecanismos de acao subjacentes a esse tratamento para talvez aplica-los de forma menos invasiva

Credenciado Programa de Pós-Graduação da Neurologia - neurociencias

Beatriz de Oliveira Monteiro

FISIOLOGIA

Linha de Pesquisa: Modelos experimentais in vitro e in vivo da doença de Alzheimer

Credenciado Programa de Pós-Graduação da Neurociências

Ricardo Mario Arida

FISIOLOGIA

Linha de Pesquisa: Atividade física na saúde cerebral e no tratamento coadjuvante de doenças neurológicas.

Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Influência do exercício físico em diferentes fase da vida (durante o desenvolvimento cerebral, na fase adulta e envelhecimento). Mecanismos moleculares envolvidos na melhora da plasticidade cerebral induzida pelo exercício físico.

Credenciado Programa de Pós-Graduação da Neurologia-Neurociências

Linha de Pesquisa: Controle neural da circulação e da ventilação em repouso e exercício em humanos

Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Compreender mecanismos de regulação do sistema cardiorrespiratório de modo atenuar a intolerância ao exercício de pacientes com doenças pulmonares e melhorar o desempenho de atletas.

Credenciado Programa de Pós-Graduação da Medicina Translacional e Pneumologia

Bruno Moreira Silva

FISIOLOGIA

Cássia Bergamaschi

FISIOLOGIA

Linha de Pesquisa: Controle autonômico da pressão arterial arterial, hipertensão arterial, insuficiência renal, obesidade.

Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Avaliar o papel do sistema nervoso autônomo em diferentes situações patológicas, como hipertensão arterial e doenças renais. Nosso objetivo é promover novas possibilidades de tratamento para essas doenças através de intervenções sobre o sistema nervoso.

Credenciado Programa de Pós-Graduação da Farmacologia

Ruy Ribeiro de Campos Junior

FISIOLOGIA

Linha de Pesquisa: Regulação Cardiovascular em Condições Fisiológicas e Fisiopatológicas.

Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: As doenças cardiovasculares são atualmente as principais causas de morbidade e mortalidade. Tais doenças são caracterizadas por alterações importantes nos mecanismos neuro-humorais relacionados ao controle do sistema cardiovascular. Nós temos estudado como a hipertonia vasomotora simpática se estabelece nas doenças cardiovasculares, sobretudo, na hipertensão arterial e insuficiência cardíaca. Quanto maior a atividade simpática nestas condições pior a severidade da doença e o prognóstico. Estabelecer como a hipertonia simpática se estabelece em condições normais e fisiopatológicas é a principal linha de pesquisa do nosso laboratório.

Credenciado Programa de Pós-Graduação da Farmacologia

Marilia Andrade

FISIOLOGIA

Linha de Pesquisa: Fisiologia do exercício aplicada à clínica e ao esporte

Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Estudar fatores fisiológicos determinantes do desempenho esportivo ou associados com doenças.

Credenciado Programa de Pós-Graduação da Medicina Translacional

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 por Beatriz Assis e Comissão de Comunicação da 1ª Jornada da Biomedicina UNIFESP